A fundação Varginhense de Assistência aos Excepcionais – FUVAE é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos de direito privado, responsável pelo atendimento de Pessoas com Deficiência Intelectual, desde 0 ano até o fim da vida.
A FUVAE possui atualmente 334 alunos que possuem entre outros: Deficiência mental (leve, moderada e profunda), Deficiências múltiplas, Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, Autismo, Deficiência Visual, etc.
A Fundação oferece aos usuários acesso à educação e saúde de forma adaptada, ou seja, com equipamentos, pessoal e recursos especiais dos tradicionalmente utilizados, para melhor atender os alunos, conforme suas características, além de oficinas pedagógicas de formação e capacitação profissional que possibilitam a inclusão da pessoa deficiente no mercado de trabalho. Ou seja, fornece um atendimento e assessoramento através de habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e da promoção de sua inclusão à vida comunitária.

O grupo que compõe o quadro de funcionários que realizam todo trabalho de aprimoramento e desenvolvimento da melhora intelectual e motora dos alunos da Fundação, envolvem:

– Psicólogas
– Fisioterapeutas
– Terapeutas Ocupacionais
– Assistentes Sociais, Médicos (Neuropediatra, Neurologista, Psiquiatra)
– Fonoaudiólogas
– Nutricionista
– Auxiliares de Enfermagem
– Professores
– Auxiliares de Serviços Gerais

Para realizar e manter todas essas atividades e necessidades da FUVAE, cabe à Diretoria, através de convênios, subvenções, grupos de sócios contribuintes, aluguéis, doações, organizando shows, rifas, entre outros, a obtenção de fundos para manutenção e conservação da qualidade desses serviços prestados.